segunda-feira, 2 de maio de 2011

kaizuka












 Kaizuka é uma pequena árvore de forma cônica ou colunar e de aspecto escultural e muito decorativo. Seus ramos são ramificados e compactos, com folhas pequenas e comprimidas, que lhe conferem uma textura bastante densa. Este cipreste ainda tem uma particularidade que encanta, suas formas espiraladas e retorcidas lembram um suspiro de confeitaria, caprichosamente esculpido. As folhas jovens, das pontas dos ramos, são alongadas, em forma de agulha e as adultas são escamosas, todas de coloração verde escura e brilhante. 
Este cipreste aristocrático e charmoso é apropriado para jardins de estilo europeu e oriental. Suas formas esculturais são muito valorizadas quando plantado isolado e livre de podas, podendo alcançar 5 metros. Também presta-se para o cultivo em renques, formando belas cercas-vivas topiadas ou não, com excelente capacidade de isolar o jardim do pó e do ruído das ruas. De crescimento lento a moderado, adapta-se muito bem à vasos, inclusive é bastante utilizado na arte do bonsai.
Devem ser cultivados sob pleno sol em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. É tolerante à salinidade e após estabelecido torna-se tolerante a seca. Originário de clima temperado, o kaizuka no entanto adapta-se muito bem ao clima subtropical ou mediterrâneo e é capaz de tolerar o clima tropical, desde que fique longe de locais úmidos. Multiplica-se por estacas das pontas dos ramos.

Zâmia Furfuracea







Tipo: Planta (Tipo: Arbusto Arbusto).

Sinonímias: Palmifolium furfuraceum (Aiton) Kuntze.

Família: Cycadaceae.

Altura: 1 m.

Diâmetro: 1,5 m.

Ambiente: Meia-sombra.

Clima: Tropical.

Origem: América Central, Antilhas.

Época de Floração: Verão.

Propagação: Sementes, Brotações.

Persistência das folhas: Permanente

                             

domingo, 1 de maio de 2011

Íris Azul







Nome Científico: Neomarica caerulea 
Sinonímia: Marica caerulea, Cypella caerulea, Galathea speciosa, Trimezia caerulea 
Nome Popular: Falso-íris, lírio-roxo-das-pedras, pseudo-íris-azul, lírio-roxo-das-pedreiras 
Família: Iridaceae 
Divisão: Angiospermae 
Origem: Brasil 
Ciclo de Vida: Perene 

O falso-íris apresenta folhagem muito ornamental, disposta em leque a uma altura de 0,90 a 1,20m. As flores azuis são grandes e bonitas, porém são pouco duráveis A floração pode se extender durante o ano todo, mas é mais abundante na primavera e no verão. A espécie reproduz-se por rizomas e sementes